oq e desenvolvimento embrionario
O que é o desenvolvimento embrionário:
É o estudo da embriologia sobre o desenvolvimento de um indivíduo desde o processo da sua fecundação e formação do zigoto (célula-ovo), até a constituição dos seus órgãos, ossos, tecidos e as outras partes do corpo, durante uma gestação.
As fases do desenvolvimento embrionário
Dentro do processo de formação de um indivíduo, há varias fases importantes que definem o seu desenvolvimento. Esses processos iniciam-se através da fecundação e da fertilização de dois gametas: o feminino e o masculino, que transformam-se em uma única célula: o zigoto.
A partir da sua fertilização, a célula originada passa por algumas fases importantes que determinam seu DNA, além do desenvolvimento dos órgãos e outras partes do corpo.
As funções do espermatozoide e do óvulo nos processos da fecundação e fertilização
O gameta masculino, conhecido como espermatozoide (ou SPTZ), possui um pronúcleo haploide, ou seja, tem apenas um conjunto de material genético, responsável pela formação do embrião. Esse conjunto genético é denominado de cromossomo.
Estrutura de um espermatozoide: gameta masculino
O gameta feminino, conhecido como ovócito secundário, também é haploide e carrega a outra metade do material genético responsável pela formação do embrião.
A formação do Zigoto
Ao entrar no canal vaginal, os espermatozoides conseguem fecundar (ou fundir) o ovócito secundário. Esse ato de fecundação é chamado de cariogamia, ou seja: a união dos gametas feminino e masculino.
Mas para que o surgimento do embrião aconteça, é necessário a fertilização do óvulo. Então, após o espermatozoide se fundir ao óvulo secundário, ocorre o processo de fertilização: a união do pronúcleo feminino com o pronúcleo masculino, que acontece na tuba uterina, próximo aos ovários.
Comentários
Postar um comentário